Você já pensou sobre sua inteligência emocional?

Assunto que tem estado no radar de gestores e órgãos de saúde, mas que, erroneamente, por vezes, é deixado de lado pelo público mais beneficiado: os colaboradores das empresas.


Vamos entender qual sua importância e porque ela deve ser desenvolvida por você agora?
Inteligência emocional é o ato de compreender nossas emoções e aprender a utilizá-las em benefício próprio, seja visando um objetivo ou evitar desgastes diários.

Com os contínuos avanços tecnológicos, diversas atribuições são dadas regularmente à computadores e outras máquinas e, a cada novo dia, uma máquina entra em uma nova área de atuação, o que inevitavelmente reflete em uma competição a nível técnico e operacional com um colaborador capacitado. Esse cenário contribui para que um profissional busque desenvolver habilidades que transpassem o âmbito técnico de sua profissão e aperfeiçoe competências paralelas que, felizmente, não podem ser aprendidas por máquinas. São as chamadas “Soft skills”, habilidades bastante favoráveis quando se visa manter sua competitividade e, em diversos casos, destacar-se no ambiente profissional uma vez que a cada dia mais empresas dão o devido valor a esse tipo de aptidão em suas equipes.

A chave desse conceito é aprender a balancear, combinar e gerenciar nossos lados racional e emocional e, para isso, devemos ter ciência dos principais fundamentos dessa filosofia prática:

  • Entender nossas emoções: Conhecer-se melhor é o passo mais fundamental do processo. Compreender como agimos e o que sentimos em resposta a estímulos específicos nos dá uma melhor visão do nosso subconsciente;
  • Dominar as emoções: apesar de soar como uma das etapas finais, esse fundamento foca em, após a pessoa compreender como reage naturalmente a cada tipo de estímulo, tentar, racionalmente, dar a emoção mais adequada à situação. Por exemplo, podemos tentar ter o otimismo e não o pessimismo como primeiro pensamento;
  • Desenvolver a empatia: Colocar-se na situação de outra pessoa nos deixa mais abertos a novas experiências, além do fato de que, quando adquirimos perspectivas diferentes, tendemos a nos tornar mais otimistas quanto às situações que enfrentamos;
  • Importar-se em promover um ambiente saudável: um dos principais benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional é a instauração de um ambiente de trabalho leve e com menos estresse, ocasionando em uma melhor saúde mental para o colaborador. Em prol de uma atmosfera que nos estimule e nos beneficie tanto física, quanto mentalmente, é interessante que estejamos sempre abertos à comunicação e colaboração com nossos colegas.
    A importância do desenvolvimento emocional na prosperidade da carreira é evidenciada rotineiramente por novas pesquisas e estudos e, em um contexto de constante automatização de processos e atividades decorrente da tecnologia, um profissional que possua habilidades de tal dimensão torna-se valioso para as organizações.
    Por fim, vale relembrar que a saúde mental deve, sempre, ser uma prioridade para qualquer pessoa e, mesmo que por vezes a deixemos de lado em decorrência de nossas atividades profissionais, ela continua merecendo toda a nossa atenção. Cuide-se, ame-se.

SÃO PAULO

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