0 %

Segundo o IBGE, cerca de 40% das mulheres entre 40 e 49 anos – uma das faixas etárias alvo da doença – afirmam nunca ter feito uma mamografia.

Outubro Rosa é uma campanha global que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

É necessário entrar no ringue da vida e proteger o que há de mais valioso: sua saúde.

A prevenção é a sua melhor defesa. A cada ano, milhares de mulheres são diagnosticadas com essa doença, mas muitas vidas podem ser salvas com exames preventivos como a mamografia.

Retrações (pele e mamilo) que deixam a mama com aspecto de casca de laranja

✅ Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo

Vermelhidão da pele da mama

✅ Pequenos nódulos na(s) axila(s) e/ou no pescoço

Inversão do mamilo

✅ Inchaço da mama

De olho nos sintomas

Sua melhor defesa é a prevenção

Assim como um lutador se prepara para cada round, a prevenção do câncer de mama começa com atitudes simples, mas essenciais. A cada autoexame, a cada mamografia, você fortalece sua defesa. Venha para essa luta com a consciência de que o diagnóstico precoce é a chave para vencer.

Dicas práticas de prevenção

✅ Realize o autoexame todos os meses.

✅ Agende uma mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

✅ Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.

Até os 30 anos

  • Autoexame das mamas: A partir dos 20 anos, é recomendável que as mulheres façam o autoexame mensalmente, para conhecer o próprio corpo e perceber eventuais alterações.
  • Consulta médica anual: Agendar consultas regulares com ginecologistas para check-ups e exames clínicos das mamas.
  • Estilo de vida saudável: Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool.

Dos 30 aos 40 anos

  • Autoexame contínuo: A prática do autoexame continua sendo importante, juntamente com a observação de qualquer alteração ou nódulo.
  • Consulta médica regular: Exames clínicos das mamas feitos por um médico em consultas anuais ou semestrais ajudam na detecção de sinais precoces.
  • Avaliação de histórico familiar: Se houver casos de câncer de mama na família, conversar com o médico sobre a necessidade de exames adicionais, como a mamografia ou ressonância magnética.

Dos 40 aos 50 anos

  • Mamografia anual: A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Organização Mundial da Saúde é que as mulheres comecem a realizar mamografias anuais a partir dos 40 anos, para detecção precoce.
  • Manter hábitos saudáveis: Continuar com uma rotina de exercícios e alimentação balanceada, que ajudam na prevenção não só do câncer de mama, mas de outras doenças.
  • Exames complementares: Em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares, como ultrassonografia mamária, especialmente se as mamas forem densas.

A partir dos 50 anos

  • Mamografia periódica: Continuar realizando mamografias regularmente, conforme a recomendação médica. A maioria das diretrizes recomenda a realização anual ou bienal desse exame.
  • Monitoramento constante: Ficar atenta a qualquer alteração nas mamas e manter visitas regulares ao médico.
  • Cuidados com a saúde geral: O risco de câncer de mama aumenta com a idade, por isso é fundamental manter um estilo de vida saudável e acompanhamento médico.

Nessa luta, queremos que você dê o nocaute

Vamos juntos espalhar a mensagem do Outubro Rosa e ajudar mais mulheres a vencerem essa batalha. Compartilhe essa página com suas amigas, familiares e colegas. 

Quanto mais pessoas souberem, mais vidas poderão ser salvas.

É hora de Aggregar mais

Fale com a gente e entenda porque somos a melhor opção para sua empresa. Conheça as soluções personalizadas que vão elevar a percepção de valor do seu time e garantir o bem-estar.

SÃO PAULO

SÃO PAULO

BRASÍLIA

© 2023 Aggrega Benefícios | Todos os direitos reservados