Novembro Azul | Como prevenir o câncer de próstata

Novembro Azul: campanha promove a conscientização para a saúde integral do homem.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Contudo, o combate à doença se torna cada dia mais difícil por causa da crença de que o homem deve ser forte e não precisa buscar ajuda médica. Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que entre os principais motivos para a baixa procura masculina pelos serviços de saúde estão: a representação do cuidar como tarefa feminina, as questões relacionadas ao trabalho, a dificuldade de acesso aos serviços e a falta de unidades especificamente voltadas para a saúde do homem.

Como prevenir o câncer de próstata?

O acompanhamento clínico é muito importante, porque os exames de check-up permitem o diagnóstico de doenças que não apresentam sintomas, como o câncer de próstata. Além do acompanhamento médico regular, o conhecimento do próprio corpo também é fundamental para a identificação de possíveis alterações e sintomas de doenças.

O autoexame de testículo, por exemplo, é muito importante, desde a puberdade, como conhecimento do próprio corpo.

Como funciona o autoexame?

No chuveiro, durante o banho, é possível apalpar cada testículo. A mão esquerda apoia o testículo contra a superfície do escroto, e a mão direita vai apalpando toda a estrutura do testículo de cima para baixo. Durante o autoexame é importante observar irregularidades, como mudanças no tamanho dos testículos, verificar a presença de nódulos (caroços) e se há algum tipo de dor diante do toque.

Alguns sintomas podem ser um alerta!

Novembro Azul

O preconceito pode matar

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cada três mortes de adultos no Brasil, duas são de homens. No Brasil, os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e também apresentam mais doenças do coração, câncer, diabetes, além de níveis de colesterol e pressão arterial mais elevados.

Dados sobre a doença

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil dos homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no país e atinge, principalmente, homens a partir dos 45 anos. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.

Vale lembrar que o cuidado com a saúde é o ano todo. Cuide de você!

Clique aqui e confira a cartilha que preparamos sobre o Novembro Azul.

SÃO PAULO

SÃO PAULO

BRASÍLIA