Doenças mais comuns no inverno: como evitar?

O inverno está chegando! Com ele, a temperatura sofre quedas constantes, com a baixa temperatura, somada à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, algumas doenças, principalmente as respiratórias (como gripes, resfriados, asmas, alergias e dores de ouvido), tornam-se comuns durante esta época.

Alguns grupos de pessoas são mais afetados do que outros, especialmente crianças e idosos, que possuem a imunidade frágil. Como consequência, os postos de saúde e unidades de pronto atendimento ficam cheios, todos em busca de um alívio para sintomas tão incômodos.

Se você faz parte da parcela da população que sofre com esses sintomas e doenças no inverno, continue lendo este artigo.

Listamos algumas das doenças de inverno mais frequentes, mas que, muitas vezes, podem ser evitadas com cuidados simples, minimizando os efeitos que essas doenças geram na saúde e no bem-estar de muitas pessoas durante o inverno. Lembramos que as dicas não substituem a orientação médica.

  • Gripe e resfriado

Embora tenham sintomas parecidos, as duas são diferentes. O resfriado é uma infecção viral branda, que pode ou não evoluir acompanhada de febre baixa, coriza e espirros. Analgésicos e antitérmicos podem aliviar os sintomas.

A gripe, causada pelo vírus influenza, é mais grave e costuma ter duração mais longa. Além dos sintomas parecidos com o resfriado, ela provoca febre alta, dores pelo corpo e fadiga. E, se não diagnosticada e tratada corretamente, a gripe pode desencadear diversas complicações, como pneumonias e comprometimento dos brônquios.

  • Alergias 

Os fatores que podem causar alergia em nosso organismo são inúmeros. Os mais comuns são pelos de animais, mofo, poeira e odores fortes. Como, nessa época do ano, os locais costumam ficar mais fechados, isso pode facilitar o acúmulo desses elementos, o que facilita o contato com a nossa mucosa nasal. 

Estes fatores também desencadeiam ou prejudicam doenças crônicas, como: asma, bronquite, rinite e sinusite.

  • Amigdalite e otite

As mudanças bruscas de temperatura, causadas pelo inverno, bem como já pontuamos, também favorecem o aparecimento de inflamações pelo corpo, como as amigdalites, causadas por vírus ou bactérias que se alojam nas amígdalas.

Outra doença comum no inverno é a otite. Nesse caso, a infecção ocorre para o ouvido, causando dor intensa e febre.

  • Doenças de pele

Com a queda da umidade do ar e os banhos quentes e demorados, a pele resseca e fica mais sensível. Pele ressecada é pele vulnerável: a hidratação é uma das camadas de proteção da nossa pele contra agentes infecciosos, e sem ela estamos mais suscetíveis às alergias de pele e dermatites.

O uso de toucas e chapéus também pode provocar aumento na oleosidade no couro cabeludo, causando seborreia.

Como evitar esses transtornos?

  • Sempre higienizar as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
  • Manter a casa limpa, trocando a roupa de cama regularmente e mantendo os objetos com tecido, como tapete e cortinas, limpos;
  • Evitar ambientes fechados e aglomerados; 
  • Arejar o ambiente doméstico e fazer com que ele receba luz solar, prevenindo agente infecciosos;
  • Como elas ficam guardadas por muito tempo, é recomendado lavar, secar e arejar bem as roupas de inverno;
  • Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Dica extra: Faça a vacinação anual contra a gripe, pois diminui a gravidade da doença e as chances de complicações.

E nisso, nós podemos te ajudar. Deixe seus clientes e colaboradores mais seguros, participe da Campanha de Vacinação Quadrivalente da Aggrega Benefícios.

Você tem o interesse de realizar a campanha de vacinação na sua empresa?

Entre em contato: 11 3154.7494

SÃO PAULO

SÃO PAULO

BRASÍLIA