O mês de dezembro é marcado pela campanha de prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha nacional foi instituída pela Lei 13.504 e publicada no Diário Oficial em novembro de 2017. Com o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS esta ação é amplamente trabalhada no país durante todo o mês.
Vale ressaltar que toda a campanha tem como objetivo auxiliar a sociedade em conhecimento, principalmente sobre formas de prevenir, tratar e diminuir os preconceitos sociais, a começar esclarecendo um pouco sobre os sintomas e formas de tratamento, uma vez que quando o vírus é contraído pode-se levar alguns anos até que ele se manifeste e vire a AIDS.
Em alguns pacientes a doença pode se comportar de maneira diferente, como por exemplo, dentro de algumas semanas o aparecimento de sintomas semelhantes aos da gripe, desaparecendo espontaneamente, o que na realidade não quer dizer que o vírus tenha de fato sido eliminado, ficando no organismo como adormecido.
Dessa forma, a melhor maneira de lutar pela vida é prevenindo o HIV, por isso, o seu setor de RH deve estar atento às campanhas de promoção à saúde e qualidade de vida do seu colaborador. Juntos com uma estratégia de ações é possível levar conhecimento a um maior número de pessoas evitando, assim, não apenas a doença mas todos os preconceitos que a rodeiam.
Para saber mais, você pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso formulário de cadastro.