O Dia Nacional de Combate ao Câncer é uma data que nos convida à reflexão, conscientização e ação. É um momento para unirmos forças como sociedade, lembrando-nos da importância de prevenir, diagnosticar precocemente e apoiar aqueles que enfrentam essa batalha.
Em meio aos desafios que essa doença apresenta, este dia é uma oportunidade para nos unirmos como comunidade, compartilhando histórias de superação, disseminando informações e promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Essa doença, infelizmente, toca a vida de muitos de nós de maneira direta ou indireta. Por trás das estatísticas e dos números, estão as histórias de coragem, determinação e resiliência de pacientes, familiares e cuidadores.
Câncer é um termo utilizado para referir-se a um grupo formado por mais de 100 doenças distintas que apresentam uma característica em comum: o crescimento descontrolado de células, que são capazes de invadir tecidos e órgãos.
A chave para combater o câncer está na conscientização e na prevenção. Informações sobre hábitos saudáveis, exames regulares e sinais de alerta podem desempenhar um papel crucial na detecção precoce da doença.
Quais os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira?
- Câncer de pele
- Câncer de próstata
- Câncer de mama
- Câncer de traqueia, brônquios e pulmão
- Câncer de cólon e reto
Entre as mulheres, o principal causador da morte é o câncer de mama. Já entre os homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.
A jornada contra o câncer muitas vezes é desafiadora, mas é nos momentos difíceis que a solidariedade se torna fundamental. Este dia é uma oportunidade para reforçarmos nosso apoio às organizações dedicadas à pesquisa, tratamento e apoio a pacientes com câncer.
Quais as causas mais comuns? O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas:
- Externas (presentes no meio ambiente) – Ambientes em geral (água, terra e ar), o de trabalho (indústrias químicas e afins), o de consumo (alimentos, medicamentos) e o social e cultural (estilo e hábitos de vida).
- Internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).
Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
Você sabe quais são os fatores de risco?
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Álcool;
- Anos de exposição à radiação ionizantes;
- Exposição à radiação contínua, como a radiação solar;
- Hábitos ou costumes ruins;
- Sedentarismo.
E como prevenir? O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Já a prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas.
- Vacinação: A vacina contra o HPV, que previne contra o câncer de colo do útero, e a vacina contra hepatite B, que ajuda na prevenção contra o câncer de fígado.
- Não fumar: O cigarro possui uma série de substâncias tóxicas e cancerígenas. Hoje se sabe, que até 90% dos cânceres de pulmão apresentam relação direta com o tabagismo.
- Não consumir bebidas alcoólicas: O álcool está relacionado com diferentes tipos de câncer. E o risco é maior entre aqueles que consomem altas doses e por muito tempo.
- Evite tomar sol nos períodos entre 10h e 16h: A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele.
- Visite o médico periodicamente: Avaliações médicas de rotina podem ajudar na identificação precoce de doenças e, com isso, no tratamento dessas doenças.
- Alimentação saudável: Os alimentos industrializados são ricos em sal e conservantes podendo desencadear o câncer quando em excesso.
No Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembremos que a união é a nossa maior arma. Ao nos unirmos na conscientização, prevenção e apoio mútuo, podemos moldar um futuro onde a esperança prevalece sobre o desespero. “Cultive a prevenção, colha a esperança: Dia nacional de combate ao câncer no campo da vida saudável.”.