Azul é a cor mais saudável do seu guarda-roupa

O mês de novembro é tradicionalmente marcado pelo movimento “Novembro Azul”, uma campanha mundial que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. E enquanto as folhas caem e o verão se aproxima, há uma cor especial que você vai querer adicionar ao seu guarda-roupa: o azul. Mas não estamos falando apenas de estilo. O Novembro Azul está chegando, e com ele, uma oportunidade de destacar a importância da saúde masculina.

O câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata (atrás do câncer de pulmão). São registrados cerca de 65 mil casos e 15 mil óbitos por ano no Brasil.

Por que Azul é a Cor Mais Saudável do Seu Guarda-Roupa? Quando se trata de moda, as cores são muito mais do que simples escolhas estéticas. Elas podem ser veículos poderosos para transmitir mensagens e apoiar causas importantes. O azul, neste caso, é a cor que simboliza a luta contra o câncer de próstata e a divulgação da saúde masculina.

A evolução do Câncer de Próstata é silenciosa e muitos homens não apresentam sintomas, e esse mês é dedicado a incentivar todos os homens a cuidarem da sua saúde.

Sintomas do câncer de próstata podem incluir:

  • Dificuldade ao urinar com diminuição do jato
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Micção frequente
  • Sangue na urina ou semên
  • Dor ou desconforto na região pélvica

A cor azul em novembro também é um lembrete constante de que o câncer de próstata é uma ameaça real, mas que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas. Nossa mensagem é clara: não importa o quão ocupado você esteja, não importa o quão difícil é a rotina, sua saúde é prioridade. Fazer exames de rotina, adotar um estilo de vida saudável e estar ciente dos sinais de alerta são as chaves para uma vida mais longa e mais saudável.

Conheça alguns cuidados que é preciso ter em diferentes faixas etárias:

  • A partir dos 30 anos: Adicione aos seus exames, o eletrocardiograma e a dosagem dos hormônios tireoidianos, pois avaliam possíveis históricos familiares.
  • A partir dos 40 anos: Exames de rastreamento do câncer de próstata, como o teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal. Além de exames de sangue para controlar os riscos da diabetes mellitus.
  • 50 anos em diante: Faça o Gold Standard, exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes para rastrear o câncer colônico. E a colonoscopia também é opção para diagnosticar o câncer colorretal.
  • 60 anos em diante: Continue a seguir as orientações de rastreamento do câncer de próstata e o exame de densitometria óssea para acompanhar possível osteoporose.

A campanha “Novembro Azul” também promove a ideia de que a luta contra o câncer de próstata não é uma batalha solitária, mas ainda existem muitas dúvidas em volta desse tema. Veja algumas perguntas frequentes sobre o câncer de próstata:

  1. O que causa o câncer de próstata? Ainda não existe conhecimento pleno de todas as possíveis causas do câncer de próstata. Entretanto, alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença: Idade (Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65); hereditariedade (Casos na família podem multiplicar as chances em 10 vezes); maus hábitos e cor de pele (A doença é mais incidente em homens negros).
  2. Quem deve fazer exame de toque periodicamente?

Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco. O exame serve para detectar algum tipo de alteração incomum na próstata.

  1. O que é o teste de PSA?

O teste de PSA mede os níveis de Antígeno Prostático Específico no sangue. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de câncer de próstata, mas também podem ser causados por outras condições.

  1. Se eu fizer o PSA ainda preciso fazer o exame de toque?

Precisa. O exame de PSA não é específico de câncer e, sim, da próstata, que pode se elevar por diversos motivos. Um exame não substitui o outro, inclusive eles são complementares. 

  1. O câncer de próstata pode ser prevenido?

Embora não seja possível prevenir o câncer de próstata, um estilo de vida saudável, exames regulares e a detecção precoce podem reduzir o risco e melhorar as chances de tratamento bem-sucedido. 

Lembre-se, o azul não é apenas uma cor de moda, é a cor da vida e da esperança. E em novembro o azul vai ser a cor mais saudável do seu guarda-roupa e da sua vida. Vamos juntos criar um impacto positivo na saúde masculina neste mês e todos os meses.

SÃO PAULO

SÃO PAULO

BRASÍLIA