Em setembro, o tema depressão ganha destaque com a campanha Setembro Amarelo.
A doença que, hoje, já é a segunda causa mais frequente de afastamento no trabalho perdendo apenas para lesões por esforço repetitivo (LER). A depressão atinge pessoas de todas as idades e classes sociais, no Brasil e no mundo.
Números no Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 20 brasileiros sofre de depressão crônica, sendo que o índice aumenta para 1 em 10 entre as mulheres.
No geral, os principais fatores que levam a casos de depressão no trabalho são: o estresse causada pelas longas jornadas de trabalho e pressão por resultados/metas, afetando a qualidade de vida, assim como a saúde mental dos profissionais.
E quais são os sintomas?
Porém, nem sempre os sintomas são percebidos no início, já que de forma errada tristeza e depressão acabam sendo confundidas. A depressão pode se manifestar de diversas formas, mas seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
Contudo, algumas características são mais comuns em quadros depressivos, tais como:
– ansiedade, insegurança e preocupação sem motivo aparente;
– desânimo;
– cansaço e indisposição;
– sensação de culpa;
– incapacidade e inutilidade;
– sentimento de solidão e desamparo;
– problemas para dormir;
– mudanças no apetite;
Então é importante entender que uma vez percebidos os sintomas, um psicólogo, psiquiatra ou um médico deve ser procurado para um diagnóstico preciso.
Como podemos ajudar?
A Aggrega Benefícios está no mercado há 10 anos, oferecendo programas e benefícios focados no bem-estar e na saúde.
Na Aggrega, o setor de Rh da sua empresa pode escolher o plano de saúde empresarial ideal, com a cobertura e a qualidade das melhores operadoras de plano de saúde do mercado.
Os projetos são desenvolvidos de forma personalizada com o suporte administrativo e gestão integrada dos benefícios do plano de saúde empresarial.
Saiba mais em: www.aggregabeneficios.com.br