4 Benefícios que o vinho pode trazer para a sua saúde

Com as temperaturas mais frias, um bom vinho se torna ainda mais irresistível. Ideal para acompanhar sopas, fondues, massas, dentre outros pratos quentes e mais encorpados. Não tem nada melhor que uma tradicional noite de queijos e vinhos para curtir as baixas temperaturas.

Além do seu sabor, você ainda pode aproveitar os benefícios que ele oferece para a saúde, se consumido moderadamente. Os estudos já comprovaram: a mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis chamadas polifenóis, presentes no vinho, agem positivamente nas funções do nosso organismo.

Esses compostos atuam em diversas áreas do corpo e podem contribuir para a redução do colesterol, prevenção de doenças degenerativas, do câncer e da osteoporose. Para ilustrar melhor os benefícios do vinho para a saúde, separamos quatro benefícios que ele oferece:

  1. O vinho pode melhorar a saúde do coração

O álcool produzido nesta bebida reduz a formação de placas de entupimento das artérias, aumenta o colesterol bom, diminui a inflamação e inibe a coagulação do sangue, já que ele funciona como um vasodilatador natural, auxiliando a controlar a pressão sanguínea.

  1. O consumo moderado de vinho tinto está ligado a um menor risco de diabetes

Substâncias presentes na uva ajudam a regular o açúcar no sangue. Inclusive, “Pesquisadores da Universidade de Ben-Gurion do Negev Medical Center-Soroka e de um Centro de Pesquisa Nuclear, também Israel, testaram tanto o vinho tinto quanto o branco em relação ao controle de glicose, e associaram os resultados positivos ao metabolismo do álcool de acordo com o perfil genético de cada pessoa.”

  1. Beber vinho pode prevenir a doença de Alzheimer e demência

Principalmente o vinho tinto está relacionado à redução significativa dos riscos de qualquer declínio cognitivo, como a demência ou a doença de Alzheimer, comparado a pessoas que não consomem a bebida.

  1. O consumo regular de vinho pode retardar o crescimento de células cancerígenas

Pesquisas científicas evidenciaram que o antioxidante chamado resveratrol, presente no vinho, pode conter o crescimento de células cancerígenas. Além disso, as substâncias químicas presentes nas cascas e sementes de uvas roxas reduzem os níveis de estrogênio e aumentam a testosterona em mulheres na pré-menopausa, o que resulta em um menor risco de desenvolver câncer da mama nessa faixa etária. Um resultado contrário ao que os estudos apontavam até então.

Lembrando que o consumo de qualquer alimento ou bebida, por mais benéfico que ele possa ser, sempre deve ser feito com cautela. Principalmente o consumo de bebidas alcoólicas, deve ser sempre moderado, já que o álcool em excesso pode trazer mais desvantagens do que vantagens.

A recomendação diária varia de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas de maneira geral, recomenda-se, para adultos, não ultrapassar uma taça de 150ml se o consumo for diário.

SÃO PAULO

SÃO PAULO

BRASÍLIA